Em um cenário de constantes mudanças, principalmente na economia, diversas empresas buscam alternativas e estratégias eficazes para crescer.

Independente do tamanho do negócio, com o aumento do uso das tecnologias e, principalmente das redes sociais, o marketing digital é um grande aliado para os empreendedores conquistarem bons resultados.

Segundo especialistas, ele pode trazer muitas vantagens para as empresas, seja no crescimento, alcance e visibilidade.

Como funciona o marketing digital?

É um conjunto de estratégias que visa a associar valor às marcas, serviços e produtos, além de identificar e satisfazer as necessidades dos consumidores. O marketing digital não é somente conquistar novos clientes, mas sim, fidelizar.

O fato é que as pessoas estão cada vez mais conectadas, seja por smartphones, computadores, tablets, entre outros meios. Desta forma, através desta ferramenta, é possível que a empresa se aproxime do seu público-alvo, criando um relacionamento mais amplo com o consumidor.

Para Rodrigo Figueiredo, diretor da Verbo Comunicação, empresa parceira da Associação Comercial de Sorocaba, diversos fatores constroem o sucesso dos negócios. “O marketing digital, aliado especialmente a vendas, é um dos principais pilares nesta construção”, considera.

Segundo a ComScore, que mede a audiência digital, o brasileiro passa em média 4h por dia consumindo conteúdo no celular. Portanto, as empresas devem se comunicar nas plataformas e meios onde o consumidor está.

“A questão é: como construir um conteúdo para que a minha marca seja relevante nesta enxurrada de notícias que as pessoas recebem hoje em dia? O empreendedor deve sempre lembrar que o marketing digital é só um canal pelo qual as pessoas recebem informação. Uma ferramenta, por mais poderosa que seja, sem gestão e planejamento, não é capaz de construir relevância e conexão com as pessoas”, avalia Figueiredo.

Erros comuns

Rodrigo pontua os erros mais comuns que os empreendedores cometem em relação ao marketing digital:

– Acreditar que a ferramenta sozinha, sem gestão, resolve o problema de marketing digital.

– Acreditar que os posts orgânicos, sem nenhum tipo de investimento financeiro, vão ter um bom alcance. A era romântica do Facebook (e também do Instagram) acabou. Sem investimento financeiro, um post deve alcançar no máximo, 1% da base de fãs da página.

– Falta de planejamento para usar as ferramentas. O empreendedor deve ter claro qual o objetivo e determinada ação nas redes sociais deve atingir, em quanto tempo e quais as métricas que ele deve avaliar para saber se foi bem sucedido ou não.

Fonte: Segs

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