Mito #1


Número de fãs é a principal métrica das mídias sociais

Talvez seja a métrica mais popular das mídias sociais, mas nem de longe é a mais importante.
Não que não seja importante, apenas não é a principal.
O número de fãs ou seguidores que você possui é uma prova social de que sua empresa é
engajada socialmente e pode influenciar decisões. Mas esses fãs são todos influenciadores? São
potenciais consumidores? Estão qualificados como possíveis embaixadores de sua marca?
Defina quem será a persona que seguirá sua marca nas mídias sociais e trabalhe para que suas
publicações cheguem a ela. Ter no radar a audiência errada pode custar mais caro no final.

Mito #2
Use o maior número de hashtags possível


O uso de hashtags (#) é uma prática importante nas mídias sociais. Funciona tanto para engajar a
audiência exata como para atingir pessoas que ainda não seguem sua página. Porém, elas devem
ser usadas com cautela.
Publicações com mais de 10 hashtags (ou até menos) têm uma péssima aparência e não
costumam ser levadas a sério pelas pessoas por serem facilmente confundidas com spam.

Mito #3
Meus clientes não estão nas mídias sociais

Vamos aos números de usuários presentes nas mídias sociais para desvendar esse mito:
● Facebook: 1 bilhão +
● YouTube: 1 bilhão +
● Instagram: 400 milhões +
● LinkedIn: 400 milhões +
● Twitter: 300 milhões +
● Pinterest: 100 milhões +
Com tantos usuários ativos nas redes sociais, será mesmo que seus clientes não estão nelas? É
mais fácil você não os encontrar do que eles não estarem presentes nas mídias.

Mito #4
Preciso estar em todas as mídias sociais

É importante saber que a forma como sua empresa utiliza uma determinada mídia social não
necessariamente funcionará, se usada da mesma maneira, em outra.
Cada mídia social possui diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia
predominante compartilhada pelos usuários. A forma como sua empresa usa o Facebook não
deve ser a mesma como usa o Twitter, por exemplo.
Além do mais, ao criar páginas em várias redes sociais diferentes, tenha em mente que você
precisará dispor de tempo para gerir cada uma das estratégias. Não adianta manter páginas em
diversas mídias sociais se você não possui tempo/equipe para geri-las.
Você pode saber mais sobre o assunto e ver alguns exemplos lendo o post “Redes Sociais: Por
que usar cada uma de forma diferente (e como a RD faz)”.

Mito #5
Quanto mais conteúdo for compartilhado, melhor

Esse é um erro comum, acontece com muitos começando a trabalhar com mídias sociais.
Pode parecer que, quanto mais conteúdo for compartilhado, mais pessoas serão alcançadas.
Acontece que há dois tipos de feed de notícias nas mídias sociais: um é atualizado por posts
recentes (Twitter, Instagram) e outro é atualizado por posts relevantes (Facebook).
No primeiro caso, postar muito conteúdo poderá chatear os fãs. Só porque eles gostam da sua
marca não significa que eles consumirão toda a informação que você publica. É preciso maneirar
e focar na qualidade para que os posts não sejam publicados sem gerar resultados.
No segundo caso, não adianta publicar com muita frequência se o fundamento utilizado para
aparecer na timeline dos usuários é a relevância. No Facebook, os posts aparecem na timeline de
acordo com a preferência dos usuários. Quanto mais você curte os posts de uma página, mais
chances de você receber suas próximas atualizações.

Mito #6
Preciso excluir os comentários negativos para manter minha
imagem

O ideal é sempre fazer de tudo para não receber comentários negativos. No entanto, sabemos
que incidentes acontecem. E, quando acontecerem, esteja preparado para responder à altura.
Nas mídias sociais, as notícias se espalham em uma velocidade inestimável. E, dependendo do
que for, apagar um comentário pode causar uma repercussão ainda maior.
Não faltam exemplos de empresas imaturas nas mídias sociais que optaram por essa péssima
prática e acabaram afundando ainda mais. Lembre-se que tudo o que é postado em sua página
tem visibilidade pública. Apagar um comentário negativo poderá revoltar o usuário, que
comentará mais uma vez e, em alguns casos, postará o print screen do comentário apagado.
Se você deseja que sua marca mantenha uma boa reputação nas mídias sociais, aprenda a lidar
com o feedback negativo. Não o ignore, principalmente, não o exclua.

Mito #7
Não consigo gerar Leads com mídias sociais

Se você ainda acha que as mídias sociais não são canais que podem gerar Leads para seu
negócio, atualize-se e reveja seus conceitos.
A prova disso é que muitos dos Leads gerados pela Resultados Digitas são oriundos das mídias
sociais. E isso é válido tanto para anúncios quanto para publicações orgânicas.
Facebook, LinkedIn, Twitter, Google+ e Instagram são alguns exemplos de mídias sociais que
podem gerar Leads para sua empresa.
Caso queira saber mais detalhes, recomendamos a leitura do post “Como gerar Leads com as
Redes Sociais em 5 passos”.

Fonte: RD Station

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